quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Curiosidade #2: Tipos Sanguíneos, Personalidades e Celebridades

Já notou que no perfil dos artistas sempre indica o tipo sanguíneo? Sabe por quê?


Caracterizar a personalidade pelo tipo sanguíneo é muito popular nos países asiáticos, e o fenômeno é comparável à ideia de comparar os signos do horóscopo com a personalidade de alguém por aqui. Se tem ou teve algum amigo coreano ou japonês, provavelmente já foi perguntado, "Qual seu tipo sanguíneo?" em algum momento da sua vida. A ideia de usar o tipo sanguíneo para dar sentido a sua personalidade pode parecer absurda, mas às vezes não dá para negar a precisão com que caracterizam você. 

E quer saber de onde eles tiraram esse "horóscopo sanguíneo"? Ele foi, na verdade, baseado nas teorias criadas por um pesquisador da psicologia humana e traços da personalidade, Takeji Furukawa, em 1916 no Japão, que ligava o tipo do sangue à forma que o cérebro funciona. Basicamente, dizia que os diferentes tipos sanguíneos reagiam de forma diferente à mesma pergunta, cada um ativando uma parte específica do cérebro, criando assim, reações específicas de cada grupo sanguíneo.

As pesquisas, estritamente científicas, logo caíram no gosto popular. O "horóscopo sanguíneo" se difundiu no Japão, em Taiwan e na Coreia do Sul, onde se popularizou ao ponto de bater de frente com a astrologia, entre os carentes de previsão para o futuro. Ele acabou saindo da definição de personalidade e indo para o mesmo terreno da astrologia de jornal: seu sangue decide como vai ser seu dia, que cor vai te dar sorte, o que você deve comer, etc.

Mas, pelo menos, a caracterização das personalidades tem um fundo científico. Vamos checar?


Tipo Sanguíneo A : Amável, Cuidadoso, Perfeccionista

Pessoas com tipo sanguíneo A são sérias, pacientes e perfeccionistas. Elas gostam de planejar as coisas em detalhes antes de perseguir seus objetivos. São muito cautelosas e teimosas, e os outros percebem seu desejo de fazer tudo perfeito assim como são obsessivos e tensos. Tipos A são muito tímidos e indecisos em situações estranhas. Eles são sensíveis e sentimentais, muitas vezes esquecendo a realidade e se perdendo nos sonhos.
Melhores traços: conservadores, introvertidos, pacientes, pontuais, perfeccionistas 
Piores traços: obsessivos, teimosos, inseguros, nervosos e cautelosos


Jung YongHwa do CNBlue ganhou o apelido de "garoto tímido" por ser muito hesitante e desajeitado com sua esposa de-faz-de-conta, a Girls' Generation SeoHyun, em We Got Married. Durante os primeiros meses juntos, ele deleitou os fãs com sua adorável falta de jeito e timidez com sua "esposa". No último episódio como um casal, SeoHyun confessou, "Eu quase chorei, porque [o primeiro encontro] foi muito estranho."

Algumas outras celebridades tipo A incluem o DBSK Yunho, Big Bang G-Dragon, BEAST Lee KiKwang, a atriz Ha JiWon e o ator Lee MinHo.


Tipo Sanguíneo B : Brilhante, Atraente, Franco

Homens do grupo sanguíneo B adquiriram uma reputação muito negativa na Coreia. Eles são muitas vezes descritos como egoístas e temperamentais. Até certo ponto, eles são considerados os piores maridos por causa de sua natureza "playboy". Mas as mulheres são muitas vezes atraídas por homens com a imagem de bad boy. Os atores Han JiHye e Lee DongGun estrelaram uma comédia romântica entitulado My Boyfriend Is Type B (Meu Namorado é Tipo B) em 2005. Ha Mi (Han JiHye), uma universitária introvertida e conservadora do tipo A, se apaixona por Yeong Bin (Lee DongGun), um espontâneo e apaixonado tipo B. No entanto, a irmã dela é totalmente contra o relacionamento dos dois com medo de que sua irmã acabe como mais uma vítima dos caprichos dele. Enquanto os homens do tipo B adquiriram essa reputação negativa, as mulheres desse grupo sanguíneo não compartilham da mesma representação ruim. Ainda bem. As pessoas do tipo B são conhecidas por serem apaixonadas e criativas, ainda que muitas vezes se voltem para seu próprio mundo e acabem sendo vistos como egocêntricas pelos outros. Quando se interessam por algo, esquecem tudo o mais. Por outro lado, eles também ficam entediados com facilidade.

Melhores traços: criativos, individualistas, apaixonados
Piores traços: irresponsáveis, egoístas, fúteis


Não precisa ser um fã do Big Bang Top (Choi Seung Hyun) para ver a paixão por sua arte em seus olhos. Ele é considerado um dos mais talentosos rappers entre as boy bands coreanas e o melhor cantor-ator na indústria. Ele ganhou o prêmio de Melhor Revelação no
31st Blue Dragon Film Awards e o de Melhor Ator Novato, assim como o prêmio de Mais Popular no 47th Baeksang Awards, por seu papel no filme campeão de bilheteria “Into the Fire,” estrelando junto com Kim Seung Woo, Kwon Sang Woo e Cha Seung Won.  

Algumas outras celebridades tipo B incluem Kim Hyun Joong, Big Bang TaeYang, SHINee MinHo, Hyun Bin e a SNSD Yoona.  


 
Tipo sanguíneo O : Social, Ativo, Curioso
 
Pessoas do tipo sanguíneo O são amáveis e colocam grande ênfase na paz. Elas têm personalidades brilhantes e um talento para liderar. Paixão e honestidade estão entre suas melhores características. Tipos O fazem amizade com facilidade onde quer que vão e têm grandes habilidades sociais. Embora sejam curiosos sobre muita coisas, eles também se entediam facilmente. Para os outros, eles parecem calmos e controlados, mas também cometem grandes erros por causa de sua característica de negligência.

Melhores traços: ambiciosos, atléticos, confiantes
Piores traços: arrogantes, fúteis, negligentes


A personalidade boba e fofa da Girls’ Generation Taeyeon atrai um monte de pessoas, tanto fãs quanto suas companheiras de banda. Antes de assumir seu papel como líder das Girls' Generation, ela já levava suas responsabilidades a sério. Como líder, ela tenta dirigir os holofotes para as outras integrantes e não falar muito nos programas de variedade. Além disso, ela mantém a calma e raramente fica irritada. Em 2009, o site DC Inside, o maior portal comunitário da Coreia, conduziu uma pesquisa perguntando que líder de idol group mais se destacou. TaeYeon ganhou com esmagadores 68,4% dos votos (1.970 votos). Kim Hyun Joong do SS501 ficou em segundo com 9,7% (279 votos) e a Wonder Girls SunYe seguiu com 5,4% (156 votos).

Algumas outras celebridades tipo O incluem a SNSD Tiffany, f(x) Sulli, Big Bang Daesung, SHINee Onew e JYJ Yoochun

 
Tipo Sanguíneo AB : Talentoso, Calmo, Racional
 
Pessoas do tipo AB são difíceis de classificar porque elas têm característas tanto de A quanto de B. São introvertidas e extrovertidas, e são muitas vezes vistas como tendo personalidades múltiplas, porque mudam de uma personalidade para outra. Embora gostem de estar com os amigos, elas precisam de tempo sozinhas para pensar em si mesmas. Às vezes pensam em coisas muito profundas e pensam demais. Elas parecem muito implacáveis, sendo muitas vezes difíceis de lidar. Ao mesmo tempo, as pessoas do tipo AB são muito sensíveis e cautelosas. Os coreanos geralmente categorizam pessoas AB ou como gênios ou como idiotas.

Melhores traços: calmos, controlados, empáticos
Piores traços: indiferentes, implacáveis


O Super Junior Heechul é bem conhecido por seu comportamento excêntrico nos diversos programas de TV. Ele se tornou manchete várias vezes por seus comentários engraçados, ainda que às vezes impensados, na telinha. Além disso, ele é parte do famoso Chocoball Meeting, um grupo de celebridades que se auto declaram um pouco psicóticos, mas encantadores - em outras palavras, um grupo de celebridades tipo AB. Entre os membros do Chocoball estão Simon D, Yong Jun Hyung, Choi Jong Hoon, Lee Hong Ki, Jong Sung Mo, Mithra Jin e Sang Choo.

Outras celebridades tipo AB incluem o 2PM Taecyeon, Park Jin Young (JYP), SNSD Yuri e Wonder Girls Sohee.  

Para conhecer mais características atribuídas a cada tipo sanguíneo, clique aqui.

Adaptação: Nikki
Fontes: Soompi; Otaku World News

Nenhum comentário:

Postar um comentário