domingo, 6 de julho de 2014

FAQ: Dúvidas Frequentes




Algumas dúvidas que podem surgir na hora de escrever uma fic com intenção de torná-la interativa.


1. Nomes dos personagens

Não use "Null". 

Não oculte nomes, sobrenomes e apelidos. Quando escrever use normalmente o nome dos personagens (seu nome, o nome do seu bias, o nome da sua amiga, etc), tomando o cuidado de se lembrar de que todos que serão substituídos. Eu costumo ir anotando na parte superior do doc sempre que surge um novo nome, para não esquecer na hora de fazer as perguntas.

Outro cuidado é para não errar a escrita do nome, porque se não a palavra não será substituída. Evite colocar, por exemplo, "SiWon" e depois "Siwon" na mesma fic. Use uma forma só.



2. Substituição das palavras

Para tornarmos a fic interativa, precisamos saber quais palavras serão substituídas, para isso você deve nos enviar as perguntas com as respostas. Usando a fórmula simples:

PERGUNTA? [RESPOSTA]

ou 

PERGUNTA? / RESPOSTA

Exemplos:
Qual é o seu nome? [Maria]
Apelido? [Mari]
A cor dos olhos? (no plural) [castanhos]
Qual o nome do bias? / Dongwook
Nome de uma amiga? / Josefa

E por aí vai. Precisamos que todas as palavras que serão substituídas estejam listadas.

Se em algum momento do texto, a palavra aparecer toda em letras maiúsculas, por favor, especifique isto na resposta.

Exemplo:
Qual é o seu nome? [Maria/MARIA]

Você pode também citar exemplos de resposta, que vão ficar assim:


Pergunta? Ex. Exemplo [Resposta]     ou     Pergunta? [Resposta] Ex. Exemplo


Detalhe: Sinta-se a vontade na hora de fazer as perguntas. Personalize-as. Quer chamar a leitora de "flor", "querida", "honey", etc? À vontade. Você não é obrigada a perguntar "qual é seu nome?", pode colocar "Qual o nome da protagonista?", ou como quiser.

Também pode aproveitar para colocar avisos ou até um "Boa leitura" ou coisas do gênero.



3. Comunicação com os leitores

É legal se comunicar com os leitores. Fale como surgiu a ideia da fic, ou sobre algum fato interessante que aconteceu enquanto escrevia, ou qualquer coisa. Isso te torna uma pessoa para quem está lendo, e não apenas um autor frio e impessoal. Ajuda a criar um vínculo, sabe? Para isso, use o famoso N/A (nota da autora), mais comumente usado no final da fic/capítulo.

De tempos em tempos, verifique o link da sua fic para ver se há comentários. E responda! Seus leitores vão gostar disso!



4. Travessão

Como se coloca o bendito travessão no Word? 

Ctrl + Alt + - (teclado numérico)   ou
Atl + 0151 (teclado numérico)

Se achar trabalhoso ou se usar note/netbook que não tem o teclado numérico, você pode então configurar o Word para substituir automaticamente. Veja aqui como fazer.


5. Parágrafo

Nós adotamos aqui no blog um sistema internacional de parágrafo, que consiste em pular linha manualmente entre um parágrafo e outro, ao invés de usar a tabulação (dar aquele espaço no começo do parágrafo).

Por favor, ao escrever no Word, não use a configuração "Normal", que já pula automaticamente uma linha quando damos enter. Use "Sem Espaço" e pule a linha manualmente, deixando uma linha em branco entre os parágrafos. Porque se não, na hora de passar para html, nos dá uma baita dor de cabeça.





6. Correção de Capítulo/Fic já postada

Ok, você teve sua fic postada, resolveu reler e encontrou erros ou gostaria de mudar algumas frases e tal. Beleza. Você pode fazer isso.

Mas, apesar de não betar completamente todas as fics que recebemos, no mínimo temos que colocar travessões, acertar as pontuações dos diálogos e os parágrafos. Fazer isso dá trabalho, então ter que fazer tudo pela segunda vez em uma fic já postada, é trabalhoso.

Então, se for corrigir, faça a correção em cima da fic postada aqui no blog. Copie e cole no Word, corrija o que for necessário e nos mande de volta. Ou nos mande um email pedindo o doc da fic já betada e corrija em cima dela. Ficaremos eternamente gratas. ^^



Mais tópicos serão acrescentados de acordo com as dúvidas que forem surgindo.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. É só clicar ali do lado em "Envie Sua Fic", que ele te encaminha pra essa página: http://purplelinefics.blogspot.com.br/p/blog-page.html

      Excluir