quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ABC Coreano: Não vá para casa, Oppa!

Se imagine da seguinte situação:

Você está andando por uma movimentada Avenida de Seoul quando de repente esbarra em seu bias. Nervosa e sem saber o que fazer, tenta agir o mais tranquilamente possível e até consegue manter uma agradável conversa sem parecer uma fã louca e que coloca medo em qualquer um. Contudo, o tempo passa e ele precisa ir embora... Como dizer para que ele fique?

GD e TOP (BIGBANG) nos ensinam!


집에 가지마! - Não vá para casa!


Entenda a frase:
  • 집 [jib] – Casa
  • 에 [e] – Partícula de Lugar
  • 가지마 [gajima] – Não vá

에 é usado para expressar onde algo "está", onde algo "fica" ou onde "há" algo. Pode também indicar para onde você está indo ou a que horas está praticando determinada ação.

No nosso exemplo, o seu bias está indo para a casa, ou seja, a partícula de lugar é adicionada 집 para indicar o local para onde o sujeito está indo.

집 + 에 =  para casa.

Os verbos coreanos no infinitivo terminam em –다. O radical do verbo é a palavra com exceção da última sílaba, ou seja  “다”.

Quando queremos conjugar ou usar o verbo (não em sua forma infinitiva) então preservamos o radical do verbo e acrescentamos o que for necessário (conjugação de tempo, interrogação, negação, etc). 

Neste caso tenha em mente que o verbo “não vá” encontrado na frase deve ser dividido em duas partes: radical e conjugação.

지마 - em azul temos o radical e em laranja temos a conjugação.

- Em vermelho temos a sílaba que será retirada do verbo para que ele possa ser conjugado. Este é o verbo “ir” [ga.da]. 

지마 - Aqui temos o equivalente ao don’t do inglês, ou seja, uma negação. “Não” [ji.ma]

Tendo isso em mente, vamos juntar tudo:

+ 지마 = 가지마

집에 가지마! 
[jibe gajima]

Vale lembrar que essa é a forma informal de fazer o pedido e que não nos responsabilizamos se seu bias ainda te achar uma fã louca depois disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário